quinta-feira, 21 de maio de 2009

Orgulho Animal

Olá, após postar no meu blog muito conteudo sobre os grande felinos da Afríca hoje irei postar sobre um felino que está ameaçado de extinção, e vive na maior floresta do mundo, a Amazônia,
que está em sua maior parte no terrítorio Brasileiro.















Também conhecida por Jaguar ou Onça-Pintada, nome comum do maior e mais poderoso felídeo do continente americano. Seu nome, nas línguas indígenas das florestas subtropicais, é yaguar. É impropriamente chamada de tigre, pois é mais feroz que este e maior que a pantera.

O aspecto geral é maciço. Uma onça adulta pode medir entre 1,12 e 2 m de comprimento, não incluindo a cauda (de 60 a 70 cm), com 80 cm de altura até a espádua. Pode passar dos 100 kg.

Habita as matas das Américas do Sul e Central, em florestas quentes e úmidas. Graças a suas habilidades para nadar e trepar nas árvores, é capaz de capturar grande variedade de presas. É ágil, arisca, paciente, tenaz, silenciosa e muito feroz. Ela mergulha, salta, corre, e tem sentidos muito aguçados.

Constitui o terror das selvas sul americanas, pois a ferocidade e a agilidade surpreende e revela bastante sagacidade na caça. Na época das chuvas, quando a parte baixa da floresta se transforma num enorme lamaçal, a onça escala as árvores e por lá fica, durante semanas, até que passem as tempestades.

Pelagem

A pelagem tem um desenho característico, com a pele salpicada de rosetas, que consistem num círculo de pintas negras que rodeiam a outra, central, de cor clara. O pêlo malhado disfarça-lhe a presença confundindo-a com o ambiente.

Pele de onça é troféu valioso e muito procurado.

Em vista disso, suas proprietárias, para salvar a pele, foram afastando-se dos locais mais freqüentados por homens e espingardas, de modo que, hoje em dia, para encontrar uma delas é preciso ir procurar bem no fundo das grandes ma

tas, na vizinhança das aguadas - que são o seu lugar predileto. Está ameaçada de extinção devido a caça, mas já existem reservas onde ela é protegida como a de Foz do Iguaçu.

Alimentação

É carnívora. Caça veados, queixadas, macacos ,antas (às vezes), cavalos , gado bovino (nas fazendas), capivaras e outros roedores e quando caça aves sabe imitar o seu pio. Vez por outra perde a parada para algum touro, para um bando de queixadas (que a despedaçam a mordidas) ou para o tamanduá, com suas unhas e poderoso abraço. Não perdoa sequer os peixes, arranca-os de dentro da água a tapas, deglutindo-os sem a me

nor consideração. A onça pode comer até mesmo o jacaré , que sucumbe ao seu ataque, e ainda uma jibóia, que quando abocanhada pela onça, não escapa.

Somente o porco-do-mato, lhe inspiram certo resp

eito, por que vivem em bandos e atacam em massa quando incomodados. Mas nem mesmo eles vivem tranqüilos: basta um afastar-se dos outros para que o gatão lhe caia em cima, sem dó nem piedade.









Filhotes

Sua gestação dura 120 dias, tendo de 2 a 3 filhotes por vez. O treinamento das crias inclui empurrões para que eles caiam na água e percam o medo de nadar.

A onça pode ser cruzada com o leopardo, tão chega

do é o parentesco das duas espécies. O único problema é um não matar o outro.

O casal cuida do bem-es

tar da família e para protegê-la, investe até contra o homem, a quem normalmente teme. A onça fêmea só dá emancipação aos seus filhotes depois que eles começam a caçar sozinhos e quando isso acontece, o filhote já está transformado em um animal dos m

ais respeitáveis.

Curiosidades

Os índios do Brasil guardam a gordura de onça abatida e a comem com a ponta de uma flecha . Eles acreditam que ela lhes dá uma grande coragem, como se fosse a poção de um feiticeiro. Essa gordura também é esfregada no corpo dos meninos, para torná-los fortes e protegê-los contra o mal.
Temida pelo homem, a onça-pintada ou jaguar é um perigo para qualquer animal na sua área de caça. Queixadas e capivaras são suas presas favoritas. É difícil prevenir-se contra o ataque de uma onça.
No estado de São Paulo é possivel encontr ar a onça pintada em seu estado natural no Morro do Diabo onde existe um projeto de preservação da onça pintada.
E a relatos tambem de se avistas onças pintadas nas matas do litoral onde ainda é preservada a mata Atlântica porem com a vanço da civilização queimadas e etc, diminuindo seu habitat fasendo com que ele desapareça das matas.

Statuz Conservação

A caça pela pele, a destruição de seus habitats, o isolamento populacional e a caça e envenenamento por parte de pecuaristas têm contribuído para o declínio do números de onças em toda a América.
A onça-pintada extinguiu-se nos Estados Unidos da América em 1986, tendo sido avistada pela última vez no Arizona.

Onça-Preta










A rainha das selvas brasileiras.
Na onça-preta ocorre também o fenômeno do melanismo, com um aos leopardos asiáticos (pantera-negra) e outros felinos. A coloração amarela, neste caso, é substituída por uma pelagem preta ou quase preta. Dependendo da incidência da luz, percebe-se o mesmo tipo de manchas ocelad as encontradas nas onças comuns. O animal na forma melânica é chamado de onça-preta e em tupi-guarani recebe o nome de jagará-pichuna. Pela sua raridade, a onça-preta é animal que desperta grande procu ra por parte dos zoológicos de todo mundo. Durante muito tempo quiseram alguns zoológicos classificar esse animal como uma nova espécie. Um grave erro, visto que a onça-preta pode nascer no meio de uma ninhada de "pintadas", bem como de um cruzamento de onças-pretas pode nascer uma onça pintada


É um animal de impressionante corpulência e agilidade. um macho adulto chega da ponta do focinho à ponta da cauda 2,50 m e pode pesar até 130 kg. Sua principais presas são veados, capivaras e porcos-do-mato.


Onça pintada avistada no Morro do Diabo no estado de SÃO PAULO


Onça pintada caçando.


Este video uma Onça preta caçando uma Sucuri


Este video de uma onça-preta caçando um pirarucu


Onça-Preta caçando jacaré ( Caiman)

( É MUITO IMPORTANTE A CONCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS DEVIDO A CAÇA ILEGAL DESTE BELISSIMO ANIMAL DA MATA AMAZÔNICA QUE AINDA NOS RESTA)