segunda-feira, 23 de março de 2009




Habitante Africano

O guepardo (Acinonyx jubatus), também conhecido como onça africana é um carnívoro pertencente à família dos felídeos. Tradicionalmente, o guepardo sempre foi considerado o felino mais próximo do cachorro e por isso por muito tempo teve outro nome científico: Cynailurus jubatus, que significa “cão-gato”.

Estes animais habitam a África, mas também são encontrados em algumas regiões da Índia, Arábia, Irã e no noroeste do Afeganistão. Com um andar ligeiro e elegante e um peso médio de 60 quilos, são hábeis saltadores. Os Guepardos, porém, têm pouca destreza para subir em árvores, pois, diferente dos outros felinos, suas unhas são chatas, pouco curvadas e não são retráteis. Suas patas são mais largas e esbeltas do que os dos outros felídeos e seus corpos são delgados, perfeitamente adaptados à corrida. Seu pelo é comprido, de cor predominantemente amarela e com manchas castanho-escuras ou pretas. Uma risca característica desce do olho até a boca, sua cabeça é pequena e as orelhas são curtas.

O guepardo emite sons roncos, como um ronrom áspero. Na savana, deixa sinais olfativos que têm como função delimitar o território diante da presença de outros guepardos. Quando há escassez de comida ou água, eles buscam novos territórios, percorrendo até 40 quilômetros em um só dia.

Em geral, é um animal solitário, exceto quando a fêmea está cuidando de seus filhotes ou na época do cio, quando andam em pares. Também podem formar pequenos grupos familiares constituídos por dois ou três machos, geralmente irmãos. O período de gestação dura aproximadamente 3 meses, e para dar a luz a fêmea costuma refugiar-se entre as rochas.

O número de filhotes é, em média, 2 por gestação.
As crias nascem cobertas por uma pelugem cinzenta. Durante os primeiros meses de vida ostentam uma espécie de juba de pêlos compridos, cinzentos e sedosos que lhes cobre as costas e a cabeça. À medida que crescem vão adquirindo o pêlo manchado, próprio dos adultos. Durante este período as mães cuidam deles com grande dificuldade e os defendem ferozmente de qualquer inimigo. Elas os deixam sozinhos apenas quando saem em busca de alimento. Nessa ocasião, os filhotes sofrem a ameaça dos predadores, inclusive de outros guepardos.

Além da coragem comum aos felídeos, os guepardos demonstram uma certa astúcia. Em seu hábitat precisam competir com ferozes leões, hienas, leopardos e cachorros selvagens africanos, por seu alimento. Porém, sendo o mais veloz dos mamíferos, o guepardo não tem necessidade de enfrentar seus inimigos nem esconder-se. Sair correndo é sempre sua melhor defesa. Muitas vezes ao sentir-se ameaçado por alguma hiena, a qual poderia vencer facilmente, prefere deixar a presa para o seu agressor, evitando assim sofrer algum ferimento. Estar machucado, na savana, pode significar a sua morte.



Um video de Guepardos caçando


Aqui um video de um Guepador caçando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário